sexta-feira, 19 de março de 2010

O príncipe

Aí, ai. O bom e velho Maquiavel!

Quando estava na faculdade tive a indicação desse livro. Mas o diplomata não pareceu muito palatável. Arrumei um arquivo com o conteúdo do livro e nada de progredir. Resolvi imprimir, nada. Comprei uma edição encadernada num sebo, um livro desses que dá orgulho andar por aí com ele.
Li dois capítulos, mas não conseguia evoluir. Eu acabava um paragráfo e tinha que voltar, porque nada tinha fixado.
Um pavor.
Fiz como ele próprio ensinou, fiz de conta que sabia do que ele falava.
"O importante não é ser, é parecer ser."
Mas fiquei com essa frustração.
O problema é que leio 3 livros ao mesmo tempo, mas com o Maquiavel vou ter que dar exclusividade.
Agora estou lendo um livro sobre mitologia, um sobre teatro e outro sobre a idade média.
Os títulos?
Mitologia, Teatro e Idade Média.
Hoje fui entregar um projeto dos Ossos do barão e de cara, já encontrei uma senhora com cara de quem ia no açougue com O príncipe na mão.
Ela lia e franzia a testa, o cabelo parecia ter sido penteado com  um ventilador. Bem anos 80!
Era um desespero observá-la.
Ufa!
Achei que era só eu, mas vi que não.
Na volta peguei o metrô, é mais rápido.
Quem eu encontro no mesmo vagão?
O sacana do Maquiavel e seu velho e atualissimo Principe!
Agora um moço gordinho estava com um exemplar da obra na mão.
O livro estava com o marcador próximo do fim. Faltava um terço do livro pra acabar pelo marcador. Mas o rapaz estava lendo antes da metade. Devia estar relembrando. Ele resmungava, arqueava as sobrancelhas, mordia a boca e continuava naquela luta.
Bem feito, esse livro não é pra se ler no metrô!
Eu acho pelo menos.
Tem livro que requer lugar, concentração, todo um aparato. Esse é um.
Acho que vou colocá-lo na próxima leva pra ler.
Dessa vez eu derrubo esse príncipe!

"Quando fizer o bem, faça-o aos poucos. Quando for praticar o mal, fazê-lo de uma vez só." (Maquiavel)

"Creio que seriam desejáveis ambas as coisas, mas, como é difícil reuní-las, é mais seguro ser temido do que amado." (Maquiavel)

Que situação!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posso continuar? Hãn?!